CENIMP

O Centro Nacional para a Identificação Molecular do Pescado (CENIMP) foi construído com recursos dos ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA) e da agricultura e pecuária (MAPA), além de recursos do CNPq e FAPERJ. Seus objetivos são a pesquisa e o desenvolvimento em metodologias para análises genéticas de pescado e em aquicultura, desde o melhoramento animal até a identificação forênsica do pescado, passando pela identificação de espécies crípticas e a detecção de padrões de seleção natural em peixes e moluscos.

O CENIMP faz parte do Instituto de Biologia da UFRJ, e mantém relações estreitas com várias unidades de pesquisa, como UFF, UERJ e LNCC, com órgãos públicos, como FIPERJ, MAPA, Polícia Civil e MPF,

privados, como empresas pesqueiras, e do terceiro setor, como a ONG OCEANA.

O CENIMP ocupa um espaço próprio de 400m2 com todos os equipamentos necessários para análises moleculares de pescado, contando com uma sala especial de freezers, sala de preparo e esterilização de soluções, de experimentos moleculares e de sequenciamento de DNA. Contamos com o maior banco de sequencias de DNA de pescado da América Latina, com mais de 4000 sequencias de 220 espécies de pescado. Esse banco de dados permite a identificação precisa de amostra de pescado mesmo quando processadas na forma de filés ou altamente processadas em bolinhos, croquetes, etc.

Timeline

1989 LGMar
Laboratório de Genética Marinha (LGMar)
1993
Laboratório de Biodiversidade Molecular (LBDM)
2012
Rede Nacional para a Identificação Molecular do Pescado (RENIMP)
2020
Centro Nacional para a Identificação Molecular do Pescado (CENIMP)