CENIMP
Conheça nossa equipe de Profissionais
Biólogo, Mestre em Oceanografia, Doutor em Biologia Marinha.
Biólogo, Mestre em Genética, doutor em Biologia Evolutiva.
Estudante de Biologia
Bióloga, Mestre em Genética, doutoranda
Bióloga, mestranda
Estudante de Biologia
Estudante de Biologia
Mestre em Biodiversidade e Biologia Evolutiva
Estudante de Biologia
Técnico
Estudante de Biologia
Bióloga, mestranda
Serviços Gerais
Bióloga, mestranda
Antonio M. Solé-Cava
Oceanografia biológica pela FURG, e doutor em Biologia Marinha pela Universidade de Liverpool. Possui estágios pós-doutorais em Oxford (Inglaterra) e Montpellier (França). Já orientou 19 mestrados e 18 doutorados. É professor titular do Instituto de Biologia e é fundador e diretor do CENIMP. Suas especialidades são a genética ecológica aplicada à sistemática, à oceanografia biológica e à conservação. Atualmente tem trabalhado no desenvolvimento e aplicação de metodologias moleculares para a identificação do pescado.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1863833156194815
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2_hZGBVSzbFJFT3YKUCi1w
Twitter: https://twitter.com/Anton_Sole_Cava
Página do Laboratório: http://www.intranet.biologia.ufrj.br/lbdm/index.html
E-mail: sole@biologia.ufrj.br
Frederico Henning
Frederico Henning – é biólogo formado na Universidade Estadual de Londrina, com mestrado pela Universidade de São Paulo e doutorado na Universidade de Konstanz (Alemanha). É professor na UFRJ desde 2020.
Coordena as atividades de pesquisa e inovação na área da genômica pesqueira no CENIMP, atuando na aplicação de metodologias genômico-evolutivas em projetos voltados para a) desenvolvimento de recursos genômicos para espécies de interesse b) mapeamento genético de características de relevância pesqueira e c) métodos NGS para identificação molecular.
É investigador principal do Laboratório de Genética Evolutiva onde coordena atividades de pesquisa e extensão na área da genética evolutiva
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5255284678088369
Homepage do laboratório: www.evogen.biologia.ufrj.br
Twitter: https://twitter.com/Fredhenning80
E-mail: fhenning@acd.ufrj.br
Ananda D’Elia
Ananda D’Elia é graduanda do curso Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
É bolsista PIBIC-CNPq e atua como aluna de Iniciação Científica no Centro de Identificação Molecular do Pescado (CENIMP), sob orientação do Professor Antonio Mateo Solé-Cava, na investigação de espécies crípticas.
Tendo desenvolvido enorme carinho por seu projeto, Ananda cultiva crescente interesse pelas áreas da Genética Evolutiva, com ênfase na Filogenética, e da Genética para Conservação.
O projeto no qual trabalha é com o estudo da genética do tamboril (Lophius gastrophysus), um peixe de águas mais profundas, recentemente explorado comercialmente no Brasil. O projeto inclui diferenciação populacional e sistemática integrativa.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3689181588280786
Camila Leitão Nacif
Camila Leitão Nacif Bacharel Zoologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Mestre em Genética (Pg-Genética), também pela UFRJ.
Durante o mestrado desenvolveu grande interesse por questões acerca da especiação, adaptação ecológica e evolução das espécies.
Atualmente é aluna de doutorado (Pg-Genética-UFRJ), e sua tese visa entender o papel do paralelismo e convergência evolutiva para a adaptação ecológica e especiação, usando como modelo os ciclídeos neotropicais.
Embora menos estudados que os ciclídeos africanos, os ciclídeos presentes na América Central e do Sul também apresentam grande diversidade morfológica, adaptações ecológicas e fenótipos convergentes. Portanto, o projeto tem como objetivo entender o paralelismo e convergência evolutiva em linhagens de ciclídeos da América Central e do Sul e a arquitetura genética por trás dessas adaptações.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9567593316106915
Carine Belau
Carine Belau, Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ em 2020 e atual mestranda no programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Durante a Iniciação Científica atuou em projeto relacionado à regulação de expressão tumoral relacionada à proteína LGR5.
Seu projeto de mestrado busca estimar, através de ferramentas moleculares e filogenéticas, a prevalência de rotulagem fraudulenta das espécies vendidas como bacalhau no Rio de Janeiro.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9762594352972291
Carolina Nery Gonçalves
Carolina Nery Gonçalves é graduanda no curso de Ciências Biológicas – Genética na UFRJ.
Atualmente, é aluna de Iniciação científica no CENIMP, além de atuar também como extensionista no Projeto “Canal Genética UFRJ”.
Tem interesses relacionados às áreas de genômica, genética de populações, genética evolutiva, genética aplicada à conservação e divulgação científica.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8463865287864025
Graciane Rocha
Aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Durante o Ensino Médio se encantou pela biologia, nutrindo um carinho especial pela genética.
Já na graduação atuou como monitora nas disciplinas de Genética e Bioquímica, além de participar de projetos e eventos de extensão. Atualmente é aluna de iniciação científica no CENIMP no projeto “Que raios tem nesta casquinha?
Aplicação de metabarcoding para o monitoramento do comércio ilegal de raias”.
Seu projeto tem como objetivo detectar a presença de rotulagem incorreta e de espécies de raias ameaçadas de extinção em amostras de casquinhas de siri, e outros alimentos processados coletados em comércios do Estado do Rio de Janeiro utilizando métodos de sequenciamento de nova geração – NGS e metabarcoding.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2404816357369655
Clara Arantes
Clara Arantes é graduanda em Ciências Biológicas com ênfase em genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Entrou em novembro de 2020 no Centro de Identificação Molecular do Pescado (CENIMP) como aluna de iniciação científica, onde é orientada pelo Professor Frederico Henning. Sempre se perguntou quais mecanismos levaram às espécies que conhecemos atualmente, o que levou ao interesse pela genômica evolutiva.
Atualmente, Clara colabora em um projeto que usa a filogenômica para compreender os mecanismos por trás da convergência evolutiva. O organismo modelo utilizado no projeto é o ciclídeo do gênero Crenicichla.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7993332072302400
Daniela Santos de Souza
Daniela Santos de Souza é mestre em Biodiversidade e Biologia Evolutiva com dupla formação em Ciências Biológicas – Genética e Licenciatura – ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2017 trabalhando na área.
Durante o mestrado, escreveu e desenvolveu o projeto “Identificação Molecular e autenticidade do pescado comercializado como linguado”.
Genética forense, desenvolvimento de técnicas de identificação molecular, genética aplicada à conservação de Pleuronectiformes.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9013798804042629
Juliana da Silva Martins
Juliana da Silva Martins. É graduanda do curso de Ciências Biológicas com ênfase em Genética da UFRJ. Hoje, na minha iniciação científica, busco entender as causas das adaptações ecológicas convergentes em peixes ciclídeos.
Os peixes ciclídeos formam uma das radiações adaptativas mais conhecidas, se distribuindo ao longo do Vale do Rift Africano, América Central e América do Sul. Crenicichla é o gênero de ciclídeos mais diverso na América do Sul e apresenta espécies com grande diversidade morfológica e casos de paralelismo evolutivo. No projeto atual, o objetivo é testar as relações tróficas existentes entre os organismos e analisar as adaptações ecológicas decorrentes dessas relações.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9895910785489712
Leticia Soares
Leticia Soares é bióloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizando o projeto de “Mapeamento genético da coloração de Crassostrea gasar” orientado pelo Prof. Dr. Frederico Henning.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1593657264344269
Rafaela Soares
Rafaela Soares é Mestranda no programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atualmente desenvolve o projeto “Genômica e resposta à poluição na ostra Crassostrea rhizophorae”. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ em 2018, trabalhou com identificação molecular de pescados vendidos em restaurantes japoneses durante sua Iniciação Científica no CENIMP.
Seu projeto envolve o uso de marcadores genômicos através da metodologia de 3RAD para a detecção de assinaturas de seleção natural para resistência à poluição orgânica em ostras (Crassostrea rhizophorae).