Projetos de Pesquisa
Novas Metodologias
A identificação de pescado por sequenciamento simples é o padrão ouro para análise de filés, postas e enlatados. Entretanto, quando se trata de misturas, c como croquetes, kani, bolinhos e casquinhas, é necessária uma outra abordagem. O desenvolvimento do sequenciamento genômico amplo permite abordagens de grande eficiência e resolução para identificar as espécies-de-origem de produtos de pescado. Por exemplo, usando sequenciamento de amplicons, é possível fazer a análise simultânea de milhares de amostras.
Além disso, produtos derivados de espécies proibidas (e.g. ameaçadas ou fraudadas) são comumente escondidos em misturas. Por sorte, o recente desenvolvimento de metodologias metagenômicas permite que se detecte quais espécies fazem parte da mistura.
Outro desenvolvimento importante é a capacidade de identificar molecularmente as amostras no local, diretamente após a coleta/apreensão. Para isso, estamos desenvolvendo métodos rápidos de identificação, semelhantes aos usados em alguns testes de covid, para permitir detectar espécies específicas, como panga e bacalhau.